Curiosidades

A IMPORTÂNCIA DO JUDÔ PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
NO ESTÁGIO OPERATÓRIO-CONCRETO.

Introdução: A filosofia do Judô é baseada em: Jitakyoei (bem estar e beneficio mútuo), Seiryokuzenyo(máxima eficiência com mínimo esforço) e Ju (suavidade). Nesta fase que a criança passa por transformações, no que esses pilares podem contribuir para esse desenvolvimento?A história de judô mostra que mais que um esporte o judô é uma filosofia de vida. Onde o respeito e disciplina são características marcantes. Objetivos: unir a filosofia do judô ao desenvolvimento cognitivo no estágio operatório concreto de Jean Piaget (fase de iniciação no judô), com intuito de definir quais pontos o judô pode contribuir. Devido as características que se iniciam nesta fase, a criança pode compreender além de regras, a importância de suas atitudes, transposição de idéias e a reversibilidade de pensamento. Métodos: estudo dos princípios do judô através de pesquisa e observação aos treinos, desta forma possibilitando a união e a comparação com a teoria da aprendizagem, mais especificamente do Operatório concreto. Resultados:. Em um primeiro momento os exemplos encontram-se o mais próximo da realidade, o benefício mútuo encontra-se no auxílio de um judoca mais graduado a um menos graduado, mesmo sendo um esporte individual o judô não é um esporte individualista, a máxima eficiência com o mínimo de esforço é o princípio que mais rapidamente é assimilado pelas crianças já que sem ele as técnicas do judô não tem máxima eficácia e a suavidade é caracterizada em seu comportamento, não se pode haver transposição dos limites, o equilíbrio é fundamental.Todos são exemplos de fácil assimilação para uma criança, pois ela tem contato com essas situações a todo treino.Conclusão:. Então podemos concluir que

O JUDÔ ATRAVÉS DE SUA FILOSOFIA PODE SIM INFLUENCIAR E AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO ESTÁGIO OPERATORIO CONCRETO NA ASSIMILAÇÃO DE REGRAS, TRANSPOSIÇÃO DE IDÉIAS E NA EVOLUÇÃO DE SUAS RELAÇÕES SOCIAIS.

Salles, Kleber Caldas; ²Jorge, Rodnei; ³Maurício, Denise Rodrigues;

Universidade Bandeirante de São Paulo; ² Instituto Biodelta de Ensino e Pesquisa; ³Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo/SP


_____________________________________________________________________________



Benefícios do Judô

Especificamente em idade pré-escolar, as crianças estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas capacidades. Nesta idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança. Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu "acervo" motor com essas experiências.

Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto-estima, sua auto-confiança e consequentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar.

A faixa etária pré-escolar, que pode chegar até os 7 anos, é a idade em que a criança está mais apta para receber e assimilar os estímulos, tanto motores como intelectuais. Por isso crianças que tem estimulação positiva nesta idade, muito possivelmente, serão adultos com bom desenvolvimento motor, dinâmicos, ponderados, sociáveis, enfim pessoas de bom senso. Além disso, o Judo consegue interferir no caráter do praticante, uma vez que esta arte tem sua filosofia voltada para o bem estar físico, mental e social.

O Judô também auxilia àquelas crianças que são extremamente tímidas e tem dificuldade de socialização. Apesar de ser uma modalidade individual, o Judo prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. O Judo, neste caso, deve ser usado como um meio para desenvolver a criança, tendo como objetivo final vencer a timidez e melhorar os relacionamentos.

Outro cuidado que se deve ter com a prática, não só desta modalidade, mas de todas, é com a competição precoce. O objetivo maior nesta idade é incentivar e fazer com que a criança tome gosto que atividade física e a modalidade. Por isso é importante que a mesma participe de torneios e festivais, porém os pais e professores não devem incentivar a rivalidade nem cobrar demais o desempenho de seus filhos. O incentivo dos pais e professores após a competição é mais importante que o próprio resultado.

O Judo, atua desta forma como um meio para auxiliar o desenvolvimento das crianças, e sua prática deve refletir em casa, na escola e na vida social, possibilitando que seus praticantes tenham uma vida harmoniosa com seus semelhantes.

O judô traz benefícios para as crianças e adolecentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada:

Desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno;

Prepara os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social;

Estimula o interesse pela competição sadia;

Desenvolve o educando como um todo.

O judô tem por objetivo, não só a preparação técnica dos alunos, mas também trabalhar de uma forma pedagógica por uma visão holística, adaptada aos moldes de uma educação ocidental.

Para as crianças a prática do judô contribue para:

Controle muscular;

Aperfeiçoamento do reflexo;

Desenvolvimento do raciocínio;

Equilíbrio mental;

Reforço do caráter e da moral;

Fortalecimento da auto-confiança;

Respeito aos companheiros.

Aos jovens, o judô propicia:

Cuidar beneficamente do físico e do caráter;

A transformação da disciplina;

O equilíbrio mental;

Tratar o semelhante com respeito e humildade;

Torná-lo útil à sociedade.

As crianças e os jovens necessitam experiências para dominar situações novas, evitando inibições, entraves no desenvolvimento e alterações degenerativas nos neurônios cerebrais.

  _____________________________________________________________________

Benefício do Judô para o Cérebro
Que qualquer atividade física é benéfica para o corpo humano todos sabem. E que o judô desenvolve diversas características positivas para o praticante, desde o judô infantil até o judô adulto, também parece ser senso comum, apesar de que, muitas vezes, os adultos (e por incrível que pareça, este receio existe apenas nos adultos) acreditam que as quedas machucam muito mais do que a saúde que o judô proporciona. Isso é um mito, que deve ser esquecido.
O interessante é que o Judô vai além dos benefícios básicos, como melhor circulação sanguínea, alongamento, resistência física, reflexos mais rápidos entre outras coisas. Uma pesquisa de 2007 comprovou que o Judô aumenta a massa cinzenta do praticante, proporcionando diversos benefícios para o corpo em geral, principalmente relacionados à memória, localização espacial e inteligência lógico-matemática.

A pesquisa realiazada pelo prof. Wantuir Jacini monitorou indivíduos sedentários, judocas e corredores de longa distância. Segundo o prof. Wantuir, “só notamos alterações positivas na massa cinzenta dos que praticavam exercícios [...] e o mais impressionante foi que as mudanças no grupo dos lutadores de judô não foram as mesmas observadas na turma dos que correm”.

As áreas cerebrais com maior desenvolvimento nos judocas foram principalmente as áreas motoras e as áreas associativas, que envolvem concentração e memória. Ou seja, como a atividade ideal para crianças, o Judô proporciona uma formação neurofisiológica que permite com que a criança cresca com maior capacidade de concentração, memorização e um maior autoconhecimento físico-corporal. E sem dúvida, para adultos, as vantagens não desaparecem, proporcionando o mesmo desenvolvimento e benefícios no trabalho, nos estudos e proporcionando uma mente mais sadia em uma sociedade cheia de stress.


Referência: Prof. Wantuir Jacini e Prof. Wantuir